quinta-feira, dezembro 29, 2005

Juju e o Cavalo Rosa


Minha filha me pediu um cavalo rosa, ela tem 2 anos e meio, Júlia. Fico emocionado com esses pedidos dela, porque ela não faz a menos idéia de que não existem cavalos cor de rosa, e infelizmente ela vai descobrir isso daqui um tempo.

Nesse natal eu estava lendo as Crônicas de Narnia. Logo a primeira ilustração é de um cavalo alado e duas crianças montadas nele. Ele adorou o desenho. Toda vez que eu estou lendo ela quer ver o cavalo. Infelizmente ela vai descobrir também que cavalos não voam.

Eu me pergunto porque a gente deixa de acreditar nessas coisas.

Obviamente porque a realidade nos força a aceitar que um cavalo não pode ter asas, nem sair voando por ai, ninguém nunca viu um pelo menos.

os cavalos cor de rosa, não vou dizer que sejam impossíveis porque com a manipulação genética já colocaram os ratos pra brilhar com cores fluorescentes...whatever...

Eu penso que fantasia a gente não deveria perder nunca. imagino eu que a gente perde ela mesmo na adoelscencia. Não é nem o peso da idade ou das responsabilidades que tiram isso da gente...acho que a gente mesmo abandona ela em troca de impressionar colegas, impressionar as meninas, fazer parte de um grupo e essas coisas. Já pensou se todos escolhessem não abrir mão da fantasia? você não ia precisar abrir mão dela, porque todos estariam cultivando esses sonhos ao mesmo tempo.

Hoje depois de ter impressionado os amigos, impressionado as meninas, ter tomado posse das responsabilidades da vida de gente grande, eu me encontro aqui desesperado por mais um pouco. Lamentando que minhas filhas passarão pelas mesmas pressões e que deixaram de sonhar tão longe.

Queria mesmo acreditar que os cavalos nascem cor de rosa, verdes, ou seja lá que cor for...queria acreditar que eles podem voar, que Narnia não é um mundo tão longe assim. Confesso que estou impressionado e apaixonado pelas crônicas. Elas me trouxeram um pedaço que eu deixei pra trás a algum tempo. Como as coisas podem ser tão reais dentro da caixola, como é facil viajar pra lá mesmo num livro assustador(para alguns) de 750 paginas sem figurinhas (algumas figurinhas). Talvez seja essa mesmo a barreira entre a imaginação e nossa dura realidade. O medo.

Aprendemos que livros são pesados, são chatos, são sérios. Que pena. O que eu sei é que não consigo parar de ler. Livros de fantasia principalmente.

Espero que as coisas que eu ainda tenho pra ensinar pra minha descendencia não sejam encharcadas da realidade fria, mas que elas venham acompanhadas da chave mágica, pra um lugar onde a gente não precisa abrir mão de ser sonhador, nem ter vergonha de assumir que a vida é muito mais divertida se você tem um pouco de fantasia pra misturar nela.

Deus deu a imaginação ao homem pra que ele desfrutasse dela. É uma pena que a maioria abre mão disso por causa dos outros. Tenha coragem! é como andar de bicileta, não da pra esquecer. Se você acha que vão te achar ridículo, vão mesmo! não tenha medo, vale a pena.

Por Narnia e por Aslam!

6 comentários:

Land of Marcelo disse...

Engraçado, achei q tinha comentado isso aqui... ce apagou meu comment? Então, realmente é uma pena que perdemos essa criatividade logo cedo na vida... mas nesse 2006 eu decidi q vou dar passos mais 'concretos' em direção a esse mundo colorido e singelo da imaginação infantil.

Anônimo disse...

Q coisa liiindaaaa!!!...
Esse menino eh uma graça!Nunca vi...
Q vontade de chorar, de tao fofo(ohhhhhhhh, hehe)...
y_y
Eh isso aih... obviamente eu concordo d+ com o q vc disse... soh q muitas coisas sao a pura realidade, neh?! como por exemplo meu dragao de estimacao Kukls, ou meu peh de manga sem caroço, ou minha casa de chocolate com sofas especiais para ospedes..... eh a pura realidade, nada de imaginacao!
heheh

Anônimo disse...

falar em hospedes, quando vc vier dormir na minha casa, vc vai preferir o quarto de chocolate branco, ou o quanto de chocolate preto?!?!?!

Anônimo disse...

Ahhhh... pensei em fazer uma sala de pavê pra vc...
q vc acha?!?!

Anônimo disse...

que fofo!

Anônimo disse...

AHAHAHAH adorei o desenho e o pedido da Julia... realmente ela merece um cavalo rosa... linda de mais