segunda-feira, abril 17, 2006

Coisas pra se lembrar, ou pra Não esquecer

Animação é uma coisa muito intrigante...meu amigo Mobra chegou a chama-la uma vez de ciência. De fato acho q é mesmo um pouco de ciência, pela técnica e precisão que as vezes é envolvida, mas...animação é mais, muuuuito mais...é conseguir dar vida a qualquer coisa, até mesmo as coisas vivas....hehe... Coisas que fazem de uma animação excelente.

>Credibilidade - as vezes, asssitindo a um filme, animado ou não, o ator consegue te passar um nível de credibilidade de que o personagem é mesmo real, está mesmo envolvido em um conflito, ou que a vida dele é uma maravilha ou um chaos....essa credibilidade diferencia os bons atores dos maus.
Você pode a asssitir 10 filmes de um determinado ator...se ele é convincente..nos 10 você se envolve com ele de maneira diferente. O mal ator é muito facil de ser detectado...ele representa o mesmo papel em qualquer filme. Seja vilão, mocinho, macaco, se ele não conseguir expressar essa credibilidade...ele vai ser o ator e não o personagen nos 10, com boas chances dele ter feito um personagem mais marcante, e ser roltulado por ele o resto da vida.
Porque eu to falando de atores e não de animação??? simples...um personagem animado num eh nada memso que um ator, se o animador não "get the feeling", se ele não consegue extrair e ser fiel a personalidade do character...foi-se tudo por água abaixo...ele vai animar todos os personagens da mesma maneira...

>Emoção - O personagem é vivo. Ele precisa pensar, arquitetar, solucionar, indagar, recusar e reagir emocionalmente à tudo que o cerca. Ele influencia e é influenciado.
Mas o que isso tema ver com animaçaõ? Tudo! se você for se prender na "animação ciência" provavelmente isso vai ser deixado de lado, porque o aspecto técnico vai sobrepor muito ao sensível. El sabio Rei Salomão já dizia que a moderação em tudo é boa. Equilibrio. Essa é a resposta ao dilema da técnica sobre a sensibilidade.

No animator survival kit, o autor faz uma comparação entre as técnicas utilizadas para animar...Pose-to-Pose x Straight Ahead.

Pose to pose é a mais facil de se apegar, porque ela determina poses chaves, e que entre elas entrem outras poses de intermeios, e por ai vai...é uma animação construida pelos extremos e sendo refinada nos meios...muito prática porque normalemente existe o tempo do plano e dai, você pode distruibuir as ações nesse "espaço"...
Straight-Ahead é uma tecnica mais livre...muito mais livre..porque a ação não é definida por limites...o que deixa ela mais atraente , mas é exatamente o que a trai.
Uma vez que você não tem o limite pra trabalhar...a coisa se perde durante o tempo. Sem duvida é uma forma muito mais organica de animar...o contrario do pose-to-pose que tende a deixar a coisa muito mais robótica.
but, o autor fala do equilibrio entre as duas como sendo a tecnica ideal. Poses bem construidas e trabalhadas com intermeios organicos e fluidos.
Essa formula não tem erro. e é o bom uso dessas duas tecnicas "cientificas" que são as ferramentas para se conseguir construir uma animação convincente emocionalmente.

A observação é sua melhor amiga, a técnica sua melhor ferramenta. e o computar é so a panela pra misturar isso tudo.

3 comentários:

Gus Yamin disse...

Aee Ju!
Curti pacas o seu blog!!
Vc tem conseguido manter o ritmo dos posts e o conteúdo bem focado.

O meu é uma mescla doida de coisas do trabalho com elocubrações existenciais! HAHAH
Mas, fico muito feliz que vc tenha curtido!

Fiquei lisongeado de estar aí na sua listinha! Vou te adicionar na minha tbm!

ABRAÇÃO brother!

Anônimo disse...

TEMPOS Q NAO PASSAVA POR AQUI...
1- SAÍ DA VIDA, AGORA ESTOU VOLTANDO.
2- O TROFEU COCA-COLA FOI MARMELADA
3- LEMBREI Q ANIMAÇAO EH TUDO NA VIDA DE UMA MULHER...

BJOS

Anônimo disse...

Nossa... q post fofo esse...
o maximo!
Muito bom..

Bjao